02/05/2022 Compartilhe:

É FAKE! E agora?! 5 dicas para identificar óculos piratas


Ninguém gosta de comprar aquele óculos lindo que tanto sonhou e de repente descobrir que é fake.
Os óculos falsificados são responsáveis por mais de 50% dos danos oculares provocados pela longa exposição ao sol sem a devida proteção, sem contar naquela dor de cabeça danada em saber que além de estar prejudicando seus olhos, ainda ROUBARAM o seu dinheiro. Vamos te dar algumas dicas de como ficar de olho e não cair nos golpes dos óculos “réplicas”.

 

1 PONTO DE VENDA

Esta é a dica mais importante e que quase ninguém te conta.

Você sabia que apenas Óticas autorizadas podem revender óculos de grifes e marcas famosas? Pois é, pouca gente sabe disso, mas para comercializar a maioria das marcas como Ray-Ban, Prada, Dolce & Gabbana, etc… é preciso ser uma Ótica com autorização e uma licença especial para a venda destes produtos. Ou seja, se você encontrar óculos de marca sendo vendidos naquela loja de roupas, ou acessórios na sua cidade, CUIDADO, É FAKE. No Instagram então, nem se fala. Fuja dos perfis anunciando óculos réplicas ou importados. Antes de comprar, tenha certeza que existe uma ÓTICA AUTORIZADA representando aquele produto.

 

2 NOTA FISCAL E GARANTIA

A nota fiscal é um direito SEU como consumidor e só ela te dá a possibilidade de ter a garantia dos seus óculos e/ou acionar os órgãos de defesa do consumidor. A maioria das grandes marcas de óculos originais, possuem garantias de 1 até 3 anos (dependendo da marca). Se você encontrar qualquer óculos de marca com garantia inferior a este prazo, desconfie.

Sempre exija a sua nota fiscal, ela é uma garantia da autenticidade do seu produto e da sua compra.

 

3 RÉPLICAS NÃO EXISTEM

Você já deve ter visto em algum lugar alguém anunciando os tais óculos réplicas de primeira linha, né?! Pois então, acredite se quiser, isso é conversinha de vendedor de camelô. Óculos réplicas nada mais são do que os famosos óculos PIRATAS. Só inventaram este nome mais 'bonitinho' pra te enganar e roubar o seu dinheirinho suado. Esses criminosos são criativos né?! Além de enganarem você com réplicas premium, de primeira linha, estes óculos piratas ainda podem destruir os seus olhos. Sempre que ver algum Instagram ou site vendendo óculos réplicas, DENUNCIE. É FAKE!

 

4 QUALIDADE

Surpresa! A famosa proteção UVA e UVB que todo mundo fala não garante em hipótese alguma que os óculos são originais. Muito ao contrário, qualquer pedaço de plástico barato pode ter uma proteção simples dos filtros UVA e UVB, mas só isso não adianta nada. A qualidade das lentes pode ser péssima e de curta durabilidade. Óculos originais possuem tratamentos e filtros específicos para proteger os seus olhos que vão muito além dos filtros UVA e UVB, sem contar na garantia em caso de lentes que descascam ou mancham que os óculos piratas nunca terão.

 

DETALHES, ACESSÓRIOS E ACABAMENTO

As flanelas, estojinhos e até mesmo o certificado de autenticidade são muito importantes quando você adquire um óculos original. Mas cuidado, os criminosos abusados já deram um jeito de falsificar até mesmo o certificado! Dá pra acreditar?! O Brasil tá lascado.

Redobre a atenção em relação ao acabamento destes materiais sempre que comprar seus óculos, o certificado deve ser em um papel de qualidade, sem borrões ou manchas, os estojos perfeitos sem defeitos de costura ou colagem. Já nos próprios óculos, atenção na assinatura da marca, gravações a laser nas lentes, hastes e pontes, podem ser um indicativo de que o seu óculos é original.

 

Para não ter erro, a melhor dica é sempre comprar de uma Ótica de confiança e caso tiver alguma dúvida, procure um profissional.
E pra quem se acha espertinho comprando óculos falsos só porque está pagando baratinho, você sabia que COMPRAR óculos piratas também é crime? Toda aquisição, venda ou distribuição de produto pirata ou falsificado é considerada crime, conforme o artigo 184 do Código Penal. Portanto, ao adquirir uma mercadoria falsificada, o consumidor está infringindo a lei.

 

E aí… Agora que você já sabe como identificar óculos fakes, já passou por essa enganacão? 

Café Web Design